À época de estudante de direito na PUC-SP, ficava incomodado com as dificuldades de acesso ao direito pela maioria das pessoas e, sobretudo, pelas injustiças cometidas por este direito.
Ao final do curso, fui morar e trabalhar na região do Araguaia-Tocantins, advogando em favor dos trabalhadores rurais e suas famílias. O trabalho se estendeu a outros grupos sociais, as chamadas minorias: quebradeiras de coco, quilombolas, indígenas, faxinalenses, catadoras de mangaba, dentre outros...
Em dezembro de 2011, sofri um AVC, ficando com seqüelas do acidente, que restringiu alguns movimentos. Tinha consciência dos meus direitos como PESSOA portadora de direitos de necessidades especiais, embora sentisse pessoalmente as dificuldades de garantia desses direitos, inscritos na Constituição Federal de 1988 e demais dispositivos legais.
A simples dificuldade em conseguir uma vaga para estacionar o carro me deixava cada vez mais aborrecido, sendo que esta, assim como outras tantas dificuldades e relatos, fizeram com que me sentisse na obrigação de fazer algo.
Este site é fruto, portanto, da minha necessidade pessoal, compartilhada com outras pessoas que enfrentam os mesmos problemas pelos quais tenho enfrentado.
(Joaquim Shiraishi Neto é Advogado. Formou-se em Direito em 1988 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. É Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR).